Muito Cuidado: Quem corre pode sofrer de Tendinite Patelar

Um problema comum nos atletas corredores é a tendinite patelar. O tendão patelar está localizado abaixo da patela e faz a ligação entre ela e o osso da perna, tíbia.

A tendinite patelar, também chamada de “joelho de saltador”, é a inflamação deste tendão.

Causas da Tendinite Patelar
(ou Joelho de Saltador)

A tendinite patelar comete o tendão do músculo anterior da coxa (quadríceps) e é provocada pela falta de alongamento e excesso de treinos, ultrapassando o limite da elasticidade e resistência do tendão.

Outras causas são o desequilíbrio dos músculos da coxa, além de poder também estar associada com o desalinhamento dos membros inferiores, como pé plano (chato), joelho valgo (desalinhamento lateral dos joelhos) e quadris largos (principalmente em mulheres).

A inflamação do tendão causa dores localizadas bem abaixo do osso patelar.

O corredor poderá sentir desconforto em atividades corriqueiras, como: ao subir e descer escadas, ao permanecer por muito tempo sentado com pernas cruzadas ou ao usar salto alto.

Tratamento

O uso de analgésicos e anti-inflamatórios costuma ser recomendado para diminuir a dor e o processo inflamatório.

Após alguns dias, sete em média, inicia-se o processo de fisioterapia que também auxilia na diminuição da dor e da inflamação, além de ajustar os movimentos do joelho e assim diminuir a sobrecarga sobre o tendão.

Terapia por Ondas de Choque é um método bastante indicado para o tratamento da Tendinite Patelar, bem como para outros tipos de tendinite