Por que o joelho dói mais nos dias frios?

Se você costuma sentir dores nas articulações, especialmente nos joelhos, com certeza já notou que nos dias frios a dor piora. Isso pode ocorrer por vários motivos, como:

– Lubrificação diminuída: o líquido sinovial, responsável pela lubrificação do joelho, tende a ficar mais espesso no frio, dificultado o deslizamento articular e causando desconforto.

– Vasoconstrição: na tentativa de manter a temperatura, o corpo reduz a circulação do sangue nas extremidades para evitar a perda de calor. Com isso, as articulações ficam mais suscetíveis à dor.

– Fadiga muscular: no frio, nós tendemos a contrair mais os músculos, a ficarmos “encolhidos” e nos movimentarmos menos, o que causa maior rigidez muscular e pode gerar desconforto ao se mover, especialmente após muito tempo parado. Além disso, músculos não aquecidos acabam se tornando menos flexíveis, o que aumenta as chances de lesão.

Esses fatores podem causar incômodo em pessoas sem dores crônica e podem aumentar ainda mais as dores de quem já sofre com elas, como os pacientes com alguma doença articular, como a artrose ou osteoartrite. Essa patologia consiste no desgaste das cartilagens, aumentando o impacto “osso com osso” nas articulações e provocando dor.

Para evitar as dores articulares nesses dias de temperaturas baixas, você deve, em primeiro lugar, procurar manter o corpo bem aquecido. Além de se agasalhar, você pode usar joelheiras ou bolsa de água quente. Alongar-se ao acordar também pode ajudar, pois isso auxilia a manter as articulações lubrificadas, ativa a circulação e minimiza a rigidez muscular. E não deixe de fazer atividades físicas, pois o treino estimula a produção de neurotransmissores, que possuem ação anti-inflamatória e analgésica, diminuindo a dor. O exercício serve também para lubrificar as articulações, diminuir a fadiga muscular e as contraturas e espasmos musculares (tremores).