Nesse artigo, procuramos descrever um pouco melhor essa região, que é tão importante para o nosso corpo.
As Funções da Coluna Lombar
As funções da região lombar incluem o suporte estrutural, a movimento e a proteção de determinados tecidos e órgãos do corpo humano.
Dores na Região Lombar
A Dor na Região Lombar pode estar relacionada com a coluna óssea lombar, os discos vertebrais, os ligamentos em torno da espinha e os discos, medula espinhal e nervos, os músculos da região lombar, os órgãos internos da pelve e abdomem e, mais raramente, a pele que cobre a zona lombar.
Anatomia da Região Lombar
O primeiro passo para a compreensão da Dor Lombar é entender a anatomia dos tecidos desta área do corpo. Estruturas importantes da região lombar que podem estar relacionados aos sintomas nesta região incluem a coluna óssea lombar (as vértebras), os discos entre as vértebras, os ligamentos em torno da espinha e os discos, medula espinhal e nervos, os músculos da região lombar, órgãos internos do abdómen e pélvis, e a pele que cobre a região lombar.
A Coluna Lombar Óssea é projetada de modo que as vértebras “empilhadas” possam fornecer uma estrutura de suporte móvel e que, ao mesmo tempo, consigam proteger a medula espinhal de uma lesão.
A Medula Espinhal é composta por um tecido nervoso, que se estende para baixo da coluna vertebral, começando no cérebro. Cada vértebra tem uma estrutura espinhosa, uma proeminência óssea atrás da medula espinhal, que protege o tecido nervoso de possíveis traumas.
As Vértebras também tem um forte corpo ósseo (corpo vertebral) na frente da coluna vertebral, para proporcionar uma plataforma adequada para suporte de peso de todos os tecidos acima das nádegas. A pilha de vértebras lombares imediatamente sobre o osso do sacro, que está situado entre as nádegas. Em cada lado, o sacro encontra o osso ilíaco da pélvis de modo a formar as juntas sacrilíacas das nádegas.
Os Discos são como amortecedores que separam os corpos vertebrais. Eles ajudam a minimizar o impacto das forças de estresse sobre a coluna vertebral. Cada disco foi concebido como um donut de geléia com um componente mais macio central (núcleo pulposo) e envolvente, anel externo (anel fibroso). A porção central do disco é capaz de romper (herniando como uma hérnia de disco), através do anel exterior, provocando irritação do tecido nervoso adjacente e dores no nervo ciático.
Os ligamentos são fortes tecidos moles fibrosos que funcionam como elásticos, ligando firmemente uns ossos aos outros. Os ligamentos prendem umas vértebras às outras, em torno dos discos.
Os Nervos, que fornecem sensações e estimulam os músculos da região lombar e dos membros inferiores (coxas, pernas, pés, mãos e pés), saem da coluna vertebral lombar através de portais ósseos. Assim, se você ficar sentado por muito tempo e seu nervo ficar comprimido, você poderá sentir dormência nas pernas.
Muitos Grupos Musculares são responsáveis pela flexão, extensão e rotação da cintura, assim como para passar as extremidades inferiores, para prender a coluna vertebral lombar por meio de inserções dos tendões.
A Aorta e Vasos Sanguíneos que transportam o sangue para as extremidades inferiores, passam na frente da coluna lombar, no abdomem e na pelve. Em torno desses vasos sanguíneos, estão os Linfonodos (gânglios linfáticos) e tecidos do sistema nervoso involuntário (que você não precisa dar ordem para funcionar). Esses tecidos são importantes na manutenção do controle urinário e intestinal.
O Útero e os dois Ovários são estruturas pélvicas importantes no corpo da mulher. Da mesma forma, a Próstata é uma estrutura significativa para os homens. Os rins estão em ambos os lados, na parte traseira inferior do abdomen, logo à frente da coluna vertebral lombar. E o tecido sobre a região lombar é formada pelos nervos que saem da coluna lombar.