A prótese é um dispositivo que é implantado para executar uma função específica que o corpo tenha perdido ou feito com deficiência. Assim ocorre com a prótese de joelho, em que ela é utilizada para substituí-lo, preservando a sua função.
Como funciona o Joelho
O joelho é uma articulação formada por um conjunto de estruturas (ossos, músculos e tendões) que trabalham em harmonia, possibilitando o apoio do peso do corpo e dos movimentos necessários para a marcha.
Quando é necessária a implantação
de uma Prótese no Joelho?
Quando o tratamento com medicamentos, exercícios físicos ou pequenas cirurgias não conseguem melhorar o funcionamento do joelho do paciente, recomenda-se a implantação da prótese no joelho. Algumas patologias do joelho que podem estimular a colocação da prótese: Gonartrose (artrose do joelho), Artrite reumatóide, Necrose dos côndilos femoral (perda de vitalidade do osso) ou Tumores do joelho.
O que é Artroplastia Total de Joelho?
É a cirurgia que realiza a substituição de uma articulação “doente” por uma nova articulação (prótese). A articulação danificada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo joelho seguro e confortável capaz de devolver as atividades de vida diária e permitir um caminhar sem dor.
Quando é Indicada a Artroplastia Total (ou Prótese) de Joelho?
Quando o joelho está danificado e não há chance de melhora com outros tratamentos.
O que os Pacientes esperam de uma Cirurgia do Joelho?
- Recuperação dos movimentos para sentar, andar, subir e descer escadas.
- Redução da dor.
- Correção de deformidades.
E quando ocorre a Alta Hospitalar após a Cirurgia?
Fica a critério do médico. Após a cirurgia, o médico cirurgião avalia o quadro de recuperação do paciente, sugerindo a melhor data para a alta.