No dia 13 de Agosto de 2013, Dr. Sérgio Costa conquistou o título de Mestre pelo Instituto de Ortopedia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
O título de Mestre em Ciências foi obtido com a apresentação de sua dissertação, cujo tema central é a Osteotomia Femoral por Navegação.
Osteotomia é o seccionamento cirúrgico de um osso, com o fim de corrigir uma restauração ou deformidade do esqueleto, causado nesse caso pela Osteoartrose.
Na Osteoatrose do Joelho em Valgo, a osteotomia do fêmur distal varizante tem como objetivo corrigir o eixo dos ossos do fêmur e da tíbia, para valores normais (0 grau no eixo mecânico), corrigindo assim o eixo vertical das pernas.
Osteoartrose de joelho é uma doença degenerativa, progressiva e universal, tem uma prevalência de 12% nos EUA e 19% no Reino Unido.
O alinhamento final do membro após a Osteotomia Femoralé um desafio e, ao mesmo tempo, um dos princípios mais importantes, para a conquista de melhores resultados clínicos do paciente.
A Osteotomia por Navegação apresenta diferenciais importantes em comparação com o método tradicional, tais como: mais informações aos cirurgiões, técnicas e instrumentações próprias, possiblidade de melhores resultados e alinhamento exato dos membros.
Em virtude do grande desafio e da necessidade de buscar sempre novas soluções para melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes, dr. Sérgio Costa escolheu essa área para se aprofundar e defender a sua tese de Mestrado.
Tese de Mestrado:
Estudo comparativo da Osteotomia Femoral
varizante em cunha de adição lateral
pelo Método Convencional x Navegação
Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) para Obtenção do título de Mestre em Ciências
Autor: Dr. Sérgio Ricardo da Costa
Área de Concentração: Ortopedia e Traumatologia
Médico Orientador: Dr. Roberto Freire da Mota e Albuquerque