A condromalácia ou condropatia patelar são nomes utilizados para a mesma doença. E ela varia de caso a caso. Por isso, apenas após identificarmos as causas da condropatia do paciente em questão, podemos indicar o melhor tratamento.
Tratamentos da Condropatia
Seguem abaixo os tratamentos mais utilizados para os pacientes de condropatia.
1. Medicações Orais:
- Os anti-inflamatórios podem ajudar nas crises agudas, em períodos de 7 a 10 dias, com muito cuidado com o estômago e o os rins (é sabido que o uso crônico dessas medicações podem produzir insuficiência renal e irritação no trato gastrointestinal e até sangramentos graves).
- Já os antiartrósicos* são medicações que prometem melhorar a qualidade da cartilagem, reduzindo a dor e outros sintomas. Embora sejam muito utilizados, não há comprovação cientifica clara sobre estas classe de remédios para o tratamento da condropatia.
2. Viscossuplementação:
- A viscossuplematação é um tratamento realizado com injeções administras dentro da articulação do joelho. A maioria dessas infiltrações são realizadas com ácido hialurônico, melhorando consideravelmente a dor articular.
3. Intervenção Cirúrgica:
- Existe uma variedade imensa de técnicas e procedimentos cirúrgicos. Todos eles tentam de certa forma corrigir as lesões pré-existentes e corrigir desvios anatômicos. Há necessidade de uma correção muito cuidadosa e individualizada, para indicar este ou aquele tratamento.
4. E o Mais Importante:
- Não se esqueça de que nenhum tratamento anda sozinho.
- O comprometimento do paciente (com exercícios, perda de peso e fortalecimento) é fundamental para a sua boa recuperação e melhora significativa na sua qualidade de vida.
Glossário
*Antiartrósicos são medicamentos utilizados para reduzir ou combater os sintomas da artrose, que é o desgaste da cartilagem das articulações.
Leia Também
Para saber mais sobre a Condropatia ou Condromalácia Patelar.
Acesse o link: http://drsergiocosta.com.br/condromalacia-e-condropatia-patelar.html