Existem muitos mitos que envolvem o Universo da Medicina. Um deles diz respeito ao Cirurgião de Joelho.
Ao contrário do que muitos possam pensar, este profissional pode ser consultado independentemente da necessidade de intervenção cirúrgica.
Para tornar-se um Cirurgião de Joelho, o médico precisa fazer Medicina, com especialização em Ortopedia. Depois disso, ele precisa se especializar em Cirurgia de Joelho.
Portanto, todo “Médico de Joelho” é também um Médico Ortopedista. Assim, ele está preparado para cuidar de toda a estrutura musculo-esquelética do corpo humano.
Em busca de melhor qualidade de vida, a população brasileira tem praticado cada vez mais atividade física, de forma profissional ou amadora. Com isso, crescem também as lesões.
Por ser a maior articulação do esqueleto humano, as avarias de joelho são muito frequentes na prática esportiva. Entre todos os pacientes que têm lesões nesta importante e complexa articulação do corpo, cerca de 40% se contundem fazendo exercícios.
3. Vítimas de Acidentes
Outra importante faixa de pacientes que pode procurar um cirurgião são as vítimas de acidentes de moto. Nestes casos, é comum haver lesões multiligamentares do joelho, tornando-se necessárias reconstruções ligamentares múltiplas. Independentemente do ocorrido, o importante é ter em mente que o cirurgião pode ser o primeiro médico a ser procurado. Este, com certeza, tomará a melhor decisão terapêutica, seja ela a intervenção cirúrgica ou não.