Topo
Home Currículo do dr. Sérgio Costa Especialidades de Ortopedia Medicina Esportiva Cirurgias Notícias de Ortopedia Contato
Medicina Esportiva

Disputa entre Neymar e Zuniga da Colômbia.

Disputa entre o atacante Neymar do Brasil e o
lateral-direito Zuñiga da Colômbia, que ocasionou
a fratura do processo transverso do atacante
(Foto: Odd Andersen/AFP).

 

Processos Transversos da Direita e da Esquerda

Anatomia da Vértebra Lombar, com destaque para os Processos Transversos da direita e da esquerda.

 

 

 

Entenda a Fratura na Coluna
que tirou Neymar da Copa

A torcida brasileira recebeu a pior notícia de toda a Copa: o Neymar está fora da competição, por uma fratura do processo transverso na vértebra L3 da coluna lombar.

 

No jogo disputado em 5 de julho, entre Brasil e Colômbia, o jogador Neymar recebeu uma forte pancada nas costas do lateral-direito Zuñiga da Colômbia.

 

Isso aconteceu aos 41 minutos do segundo tempo da partida, em que o Brasil vencia a Colômbia por 2x1. O atacante do Brasil ficou caído no gramado e teve de ser retirado de maca e foi levado de maca diretamente para os vestiários.

 

Ainda durante a partida, Neymar foi levado para um hospital da região. Lá, ele foi submetido a uma tomografia computadorizada, que confirmou a fratura do processo transverso.

 

Mas o que é o Processo Transverso?

 

Os processos transversos correspondem aos dois prolongamentos transversais de cada vértebra, sendo um do lado direito e outro do lado esquerdo. Eles servem como ponto de ligação da coluna com os músculos e ligamentos.

No caso de Neymar, foi fraturado o processo tranverso da terceira vértebra da coluna lombar (L3).

 

Esse tipo de fratura não é uma fratura grave da coluna, que precise de cirurgia, nem vai trazer sequelas para o atleta. Porém, é uma lesão que provoca bastante dor na região, limitando os movimentos.

 

Tratamento da
Fratura de Processo Transverso

 

Para a sua total recuperação, ele vai precisar da imobilização de movimentos, possivelmente com uma cinta lombar, auxiliando também na redução da dor. O uso de medicamentos também é recomendado, enquanto persistir a dor na região.

 

A Recuperação de Neymar

 

Geralmente, o tempo de recuperação do paciente varia de 30 a 45 dias. Após a realização de exames e a confirmação da recuperação total da fratura, Neymar poderá voltar às suas atividades esportivas normalmente.

Ricardo Montija - Criação de Sites Profissionais.