Topo
Home Currículo do dr. Sérgio Costa Especialidades de Ortopedia Medicina Esportiva Cirurgias Notícias de Ortopedia Contato
Notícias
Dores no Tornozelo

Estou sentindo dores no Tornozelo... O que pode ser?

Já ouvi essa pergunta algumas vezes no meu consultório. Em vista disso, escrevi essa matéria para tentar auxiliar aos meus pacientes e amigos, que estejam sentindo algum desconforto nessa região. Boa leitura!

 

O tornozelo funciona como uma dobradiça, fazendo a junção entre as pernas e os pés. Um tornozelo saudável é capaz de mover o pé em duas direções principais: longe do corpo (flexão plantar) e para o corpo (flexão dorsal). Faz também os movimentos de inversão (para dentro) e eversão (para fora).

 

O tornozelo normal tem a capacidade de mover o pé, a partir da posição de ângulo direito neutro para cerca de 45 graus de flexão plantar e cerca de 20 graus de flexão dorsal.

 

Os poderosos músculos que movem o tornozelo estão localizados nas porções frontal e traseira da perna. Estes músculos se contraem e relaxam durante o caminhar.

 

Dores no Tornozelo

A Dor no Tornozelo pode ser causada por uma lesão ou doença da articulação do tornozelo. A gravidade da torsão ou entorse do tornozelo varia de leve (que pode ser resolvida em 24 horas) a grave (que pode exigir uma reparação cirúrgica).

 

A Tendinite do Tornozelo

A Tendinite do Tornozelo pode ser causada por movimentos repetitivos, um trauma ou artrite inflamatória (lembrando que a artrite ou artrose corresponde ao desgaste das articulações).

 

A Estrutura do Tornozelo

O tornozelo é formado pela reunião de três ossos: dois ossos do pé (a tíbia e a fíbula), que são ligados a um grande osso do pé (o talo).

 

A extremidade da canela (tíbia) constitui a parte interna do tornozelo, enquanto que a extremidade do perónio forma a porção externa do tornozelo.

 

Os dois botões ósseos em cada lado do tornozelo são chamados de maléolos.
Estes fornecem estabilidade para as articulações do tornozelo, que funcionam como articulações que suportam peso para o corpo, andando ou em pé.

 

Os ligamentos de cada lado do tornozelo também proporcionam estabilidade por cintas firmemente o exterior do tornozelo (maléolo lateral) com os ligamentos colaterais laterais e a porção interna do tornozelo (maléolo medial) com os ligamentos colaterais mediais.

 

A articulação do tornozelo é rodeada por uma cápsula da articulação fibrosa.  Tendões ligam os grandes músculos da perna para o envoltório de pé ao redor do tornozelo, tanto na frente e atrás. O grande tendão traseiro, o tendão de Aquiles, passa atrás do tornozelo e prende na parte de trás do calcanhar.

 

O grande tendão do músculo da perna (tendão tibial posterior) passa por trás do maléolo medial. O tendão fibular passa por trás do maléolo lateral para prender no pé.

 

Se você estiver com o tornozelo inchado ou sentido dores há mais de dois dias, agende uma consulta.


Marque uma Consulta
Ricardo Montija - Criação de Sites Profissionais.