1. Joelho Saudável
2. Joelho com Artrose
A artrose é uma doença degenerativa crônica, que provoca o desgaste das cartilagens dos ossos.
Trata-se da degeneração da cartilagem articular, com uma mudança subsequente nas superfícies articulares ósseas; e gera o desenvolvimento de osteófitos marginais (deformação da articulação); e o desenvolvimento de sinovite moderada (imagens 1 e 2).
A artrose está relacionada com a idade, se desenvolvendo com mais frequência após os 35 anos e atingindo quase todas as pessoas acima dos 60.
A artrose aparece com a mesma frequência em homens e mulheres, com exceção de artrose das articulações interfalângicas da mão, que é visto 10 vezes mais frequentemente em mulheres.
Uma curiosidade em relação a artrose é que ela é uma das doenças mais antigas da humanidade. Estudos paleontológicos descobriram que a patologia existe desde a Idade da Pedra.
A principal causa da artrose pode ser o desvio entre o esforço mecânico na superfície articular da cartilagem e a capacidade do tecido cartilaginoso para resistir a esta pressão.
Portanto, a artrose se desenvolve frequentemente em pessoas que estão realizando trabalho físico pesado, com esforço mecânico excessivo das articulações durante os movimentos estereotipados frequentemente repetidos, além de atingir os atletas, é claro.
O trabalho que exige ação prolongada de agachamento ou a necessidade de ficar ajoelhado constantemente também têm um efeito adverso.
Com isso, a carga de pressão sobre a articulação do joelho é especialmente aumentada quando combinada com a obesidade. A doença ainda pode ser genética.
O principal sintoma da artrose é a dor. O paciente pode sentir incomodo durante o esforço físico, em repouso, durante a noite ou até mesmo tocando a articulação.
Outros sintomas importantes são a rigidez matinal na articulação afetada ou dor que não dura mais do que meia hora e aparece depois de algum descanso, limitando o movimento da articulação e gerando instabilidade na articulação.
Os sintomas da artrose podem ser controlados com uso regular de analgésicos e antiinflamatórios nas crises.
Existem medicamentos capazes de retardar o processo e amenizar seus sintomas: a glucosamina, os chamados insaponificáveis do abacate, entre outros. O uso de medicamentos, como a hidroxicloroquina, pode ser útil nas artroses erosivas.
A artrose também pode ser controlada com a redução de peso, fortalecimento da musculatura e tratamento fisioterapêutico.
Em casos mais graves, a cirurgia pode ser aconselhada.