Dúvidas? Agende uma Consulta: 11 3078-5088

Corridas de Rua: Confira algumas dicas para continuar correndo sem sofrer lesões

A Corrida de Rua é um esporte cada vez mais praticado nas grandes cidades brasileiras.

Porém, esse esporte que traz tantos benefícios para a saúde, também pode causar lesões nos joelhos do esportista, tanto profissional quanto amador.

Os Benefícios das Corridas de Rua

Essa modalidade esportiva atribui muitos benefícios aos seus praticantes:

  • Redução da gordura corporal.
  • Melhora dos níveis de colesterol.
  • Melhora do condicionamento Físico.
  • Melhora no humor.
  • Redução dos sintomas da depressão e do stress.
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares, desde que seja praticada de forma constante e com a orientação adequada.

Os Riscos de Lesões nos Joelhos

Essa prática esportiva pode trazer um alto preço a ser pago: o impacto que cada passada impõe aos joelhos chega a oito vezes o peso do corpo do atleta. Sem o preparo adequado dos músculos dos membros inferiores, o joelho passa a sofrer um processo de desgaste, levando a lesões meniscais e cartilaginosas.

As lesões nos joelhos podem acometer corredores profissionais ou amadores. Também podem ocorrer emcorridas de curtas ou longas distâncias. Nas duas modalidades, as estruturas do joelho são afetadas, pois utilizam da explosão muscular para atingir grandes velocidades em um curto período de tempo, ou impactos menores por mais tempo.

Saiba como Evitar as Lesões nos Joelhos

Para evitar danos nos joelhos, meniscos ou outras partes do corpo, siga algumas dicas:

1. Fortaleça as suas Pernas – exercícios físicos como os agachamentos, são bastante recomendados, pois fortalecem os músculos das pernas, diminuindo a sobrecarga nas articulações dos joelhos e tornozelos.

2. Faça Alongamentos – antes e depois das práticas esportivas, alongue bastante as pernas, braços, coluna e pescoço.

3. Utilize Tênis Adequados – A utilização de tênis para corrida (do tipo running) é bastante recomendada, pois os amortecedores dos tênis absorvem o impacto com o solo.

4. Procure a Ajuda de um Profissional – Antes de iniciar qualquer prática esportiva, lembre-se de buscar a orientação profissional adequada, pois assim você evitará danos para o seu corpo e sua saúde.