Dúvidas? Agende uma Consulta: 11 3078-5088

Condromalácia patelar: saiba o que faz os joelhos estalarem

Quando o joelho parece “estalar” ou “crepitar” de forma contínua e você sente dores ao se agachar ou quando sobe as escadas, pode estar sofrendo de “condromalácia patelar”. Esta patologia surge a partir de um desgaste e de uma inflamação da cartilagem, responsável por diminuir o atrito entre os ossos durante movimentos.

Embora o excesso de peso seja uma causa frequente, devido à sobrecarga que exerce sobre os joelhos, mesmo pessoas que realizam treinos físicos regulares também podem sofrer com o problema quando mantêm uma carga excessiva em exercícios de flexão ou rotação, especialmente se tiverem alguma predisposição a desenvolver lesões cartilaginosas.

Para evitar que o quadro de crepitação se agrave, é necessário realizar fortalecimento muscular para alinhamento, estabilidade e proteção do joelho, com foco no quadríceps e no glúteo médio, situado na lateral do quadril.

Entretanto, também é importante fazer exercícios prévios de aquecimento antes de qualquer prática esportiva de alta intensidade, além de evitar uma sobrecarga em termos de esforço. Por isso, é bastante recomendável que os treinos sejam feitos de forma supervisionada por um profissional especializado. A condromalácia também pode surgir devido a um desalinhamento corporal (decorrente de problemas posturais, por exemplo) ou a um quadro de artrose, desgaste causado por pancadas, traumas ou até mesmo pelo processo natural de envelhecimento. Dessa forma, procure o seu médico ortopedista para realizar uma avaliação de suas articulações, ainda mais se estiver disposto a manter uma prática regular e saudável de exercícios físicos.

WhatsApp Agende uma Consulta