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Como prevenir lesões na prática de atividade física?

O risco de lesão ou contusão é inerente a qualquer prática de atividade física, seja ela amadora ou profissional, e depende de vários fatores, como o tipo de atividade física ou esporte praticado, o condicionamento físico do praticante, o uso de vestimentas e equipamentos adequados, o conhecimento da atividade física praticada, o histórico de lesões prévias, a frequência e a intensidade em que é praticada a atividade, e até mesmo do nível competitivo de um dado evento esportivo. Por isso, prevenir é sempre o melhor caminho. Isso pode ser feito através de fortalecimento muscular, estabilização das articulações e treinamento da flexibilidade.

O fortalecimento muscular prepara a musculatura do atleta para o alto impacto sofrido pelas articulações durante a prática de uma corrida de rua, por exemplo, porém alongar os músculos é igualmente importante, já que o alongamento reduz as tensões musculares, relaxa e proporciona maior consciência corporal, além de preparar o corpo para atividades físicas, ativar a circulação e deixar os movimentos mais soltos e leves.

Um outro fator fundamental antes do exercício é o aquecimento. Num treino de corrida, por exemplo, o atleta pode aquecer com movimentos suaves dos membros e depois com um trote, sem intensidade, por alguns minutos.  Na musculação, o aquecimento pode ser feito no próprio aparelho, porém com cargas mais leves.

O alongamento dinâmico amplia a mobilidade articular e, aliado a um aquecimento de qualidade, aumenta a temperatura corporal sem causar fadiga muscular, auxiliando na prevenção de lesões. Neste período, tente imaginar o esporte que vai fazer, mimetizando o gesto do esporte que vai fazer  logo mais, e procure se concentrar, isso é algo que sempre melhora o desempenho. 

Antes de se exercitar, busque a ajuda de um profissional capacitado para que seu corpo possa ser preparado de forma adequada e específica para a modalidade esportiva que você deseja praticar.

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